quinta-feira, 6 de julho de 2017

Trogloditas para Pathfinder RPG

Os trogloditas assim como os minotauros, são umas das raças que estão presentes desde o início do cenário de tormenta. Os Trogs ficaram bem mais conhecidos graças a participação do troglodita-anão Tork, na história de Holy Avenger.
Os trogloditas foram adaptados para a edição 3.5 na revista Dragon Slayer (DS#9, p. 40) e em um arquivo disponibilizado pela Jamboo que continha informações adicionais sobre a história de Tork e os trogloditas.
Os trogs que foram adaptados nesses lugares, eram uma versão reduzida dos trogloditas selvagens vistos em D&D (Livro dos Monstros 3.5, p. 245), não possuíam os dados de vida raciais e suas armas naturais eram mais fortes, e ainda detinham de +2 de ajuste de nível.
Era uma raça bem poderosa, quando um troglodita ficava furioso ou assustado ele poderia expelir um óleo mau cheiroso que podia deixar todos em um raio enjoados (o que poderia incluir até aliados descuidados).
Nessa adaptação para Pathfinder RPG, ofereço uma versão alternativa dos trogloditas, que facilita a utilização dessa raça, com um ajuste de nível reduzido e sem o óleo dos trogloditas em sua mecânica, mas ainda assim, muito malcheirosos. Espero que gostem do resultado.

DETALHES E CARACTERÍSTICAS

Trogloditas ou trogs, são uma raça de homens-lagarto que vivem em cavernas e túneis, assim como os anões. 
São criaturas primitivas, altas, esguias, malcheirosas com braços longos e finos e uma calda segmentada. Possuem sangue frio e põem ovos. Os machos se diferenciam das fêmeas por sua crista atrás da cabeça.
São criaturas detestadas e costumam atacar vilas humanas em busca de comida e aço. Para eles, esse material é muito valorizado, sendo usado como joia e símbolo de status.
A grande maioria dos trogloditas são criaturas maléficas e cruéis, mas acontecem casos raríssimos onde um ovo acaba sendo cuidado por outras criaturas, o que resulta em um Troglodita com a índole de seus pais adotivos.
Claro que, assim como outros aventureiros provenientes de raças malignas, os Trogloditas sofrem um extremo preconceito dos Humanos e das pessoas dos vilarejos, especialmente se este já tiver sido atacado por lagartos ou seres reptilianos malignos.
Como os Trogloditas heróis estão muito afastados da cultura de seus verdadeiros pares, eles adquirem a cultura dos parentes adotivos.

TRAÇOS RACIAIS DOS TROGLODITAS

• +4 de Constituição, -2 de Destreza e -2 de Inteligência. Os Trogloditas são muito resistentes, mas não são muito ágeis ou espertos.
Tipo: Humanoide (Réptil).
Tamanho Médio: Tamanho médio, não recebe bônus e nem penalidades devido ao seu tamanho.
Deslocamento: O deslocamento básico do Troglodita é de 9 metros.
Visão no Escuro: Os Trogloditas conseguem enxergar até 18 metros no escuro. (Pathfinder: Livro Básico, p. 172).
Armas Naturais: Duas Garras (1d4 mais modificador de Força, Critico: x2, tipo de dano: Corte) e Mordida (1d4 mais modificador de Força, Critico: x2, tipo de dano: Corte).
Armadura Natural: Os trogloditas possuem um couro rígido que oferece +6 de armadura natural.
Camuflagem: A pele dos Trogloditas é capaz de alterar parcialmente sua coloração, permitindo mudar de cor e misturar-se ao ambiente como um camaleão. Isso concede um bônus de +4 racial nos testes de Furtividade (+8 em áreas rochosas). Esta habilidade não funciona se o troglodita estiver vestindo uma armadura média ou pesada.
• Vulnerabilidade ao Frio: Como criaturas de sangue frio os Trogloditas recebem -4 nos testes de resistência contra magias e efeitos de frio.
Idiomas Básicos: Dracônico. Idiomas Adicionais: Valkar, Anão, Gigante, Orc, Subterrâneo.
Ajuste de Nível: +1

Bastidores: Troglodita Alternativo
Aqui encontram-se os cálculos raciais utilizados para desenvolver essa raça, todos eles seguem as regras do Advanced Race Guide cuja a referência pode ser encontrada aqui.
Type: Humanoid [Reptilian] (3RP)
Size: Medium (0RP)
Base Speed (0RP) = [Normal Speed]
Language: Xenophobic [Draconic only] (0RP)
Ability Score: Greater Paragon (2RP) = [+4 Con, +2 Dex and -2 Int]
TRAITS
Darkvision (2 RP): [60 feet]
Bite (1RP): [1d3]
Improve Bite (1RP): [Sobe para 1d4]
Claws (2RP): [1d4]
Natural Armor (2RP): [+1]
Improved Natural Armor x5 (5RP): [+5]
Camouflage [rocky areas] (1 RP)
Sneaky [condicional] (4RP)
Elemental Vulnerability [Cold] (-2RP)
TOTAL: 21 RP. [Ajuste +1]

TROGLODITAS ANÕES

Existe uma profecia que é sussurrada por entre os trogloditas, que diz que ao nascer um troglodita anão, esse será o portador de um terrível fim para toda a sua espécie. Sendo assim, quando um troglodita rompe a casca do ovo medindo metade do tamanho normal para a sua raça o horror domina a tribo e ele acaba sendo abandonado em algum lugar distante, pois segundo a profecia, matar um troglodita anão resulta em uma maldição ainda maior.
Esses trogloditas desgarrados e deixados a mercê de sua sorte acabam se tornando indivíduos bastante diferentes dos trogloditas normais, podendo se interagir com mais facilidades com as raças civilizadas. 

TRAÇOS RACIAIS DOS TROGLODITAS ANÕES

Um Troglodita-Anão possui as mesmas características de um Troglodita normal com as seguintes alterações:
• +6 de Constituição, -2 de Destreza e -2 de Inteligência.
Deslocamento: O deslocamento básico do Troglodita Anão é de 6 metros.

Bastidores: Troglodita-Anão
Type: Humanoid [Reptilian] (3RP)
Size: Medium (0RP)
Base Speed (-1RP) = [Slow Speed]
Language: Xenophobic [Draconic only] (0RP)
Ability Score: Greater Paragon (2RP) = [+4 Con, +2 Dex and -2 Int]
TRAITS
Advanced Constitution (4RP): [+2 Con]
Darkvision (2 RP): [60 feet]
Bite (1RP): [1d3]
Improve Bite (1RP): [Sobe para 1d4]
Claws (2RP): [1d4]
Natural Armor (2RP): [+1]
Improved Natural Armor x5 (5RP): [+5]
Camouflage [rocky areas] (1 RP)
Sneaky [Condicional] (3RP)
Elemental Vulnerability [Cold] (-2RP)
TOTAL: 24 RP. [Ajuste +1]

Arte Original: Eduardo Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário