quarta-feira, 22 de novembro de 2017

CdP: Explorador da Tormenta

"E ele caminhava por aquele terreno alienígena, não como um invasor, mas como se estivesse voltando para casa"
Asai, ao ver um explorador adentrar na tempestade de sangue.

Saudações leitores, primeiramente peço desculpas pelo hiato nas matérias do site, ultimamente estive atolado nos trabalhos da minha faculdade, o que acabou atrasando a maioria das matérias que já havia planejado escrever para esse blog enfraquecido pela tormenta, mas tentarei manter a periodicidade sempre que possível.

Indo direto ao assunto, sem mais espera, na matéria anterior dei início a uma sequência de adaptações das classes de prestígio de tormenta, começando por aquelas que combatem, exploram ou ajudam a tormenta. Então chegou a vez do explorador da tormenta. Espero que apreciem a conversão.

HISTÓRIA E PERSONALIDADE

Os exploradores da tormenta são homens e mulheres especializados em desbravar as áreas de tormenta e guiar expedições a conseguir entrar e sair vivos de la. Eles são mestres em sobreviver em áreas contaminadas pela tempestade de sangue, onde a própria realidade pode deixar de existir em alguns pontos. De tal modo que os exploradores da tormenta são regularmente contratados por pessoas ou entidades interessadas em conseguir mais informações sobre a tormenta. São poucos  os grupos de desafiadores da tormenta que tem alguma chance de sucesso sem um explorador em suas fileiras.
Um explorador da Tormenta é imune ou resistente à maioria dos perigos da tempestade de sangue, e também consegue assegurar a proteção de seus companheiros. Além disso, eles suportam melhor os horrores lefeu, sem grandes danos à sua insanidade, porque eles já são loucos.
A eficiência destes rastreadores contra os lefeu é espetacular. Infelizmente, por sua especialização extrema, exploradores da Tormenta são pouco eficazes em qualquer outro terreno, ou contra qualquer outro adversário. Caso a Tormenta seja vencida, eles não terão mais propósito. Existe até mesmo a suspeita de que eles sejam, talvez, os primeiros nativos de Arton que realmente aceitam a vinda da Tormenta, sentindo-se em casa sob a tempestade.
Função: Os exploradores da tormenta possuem o papel de rastreadores ou batedores exímios. São imunes a maior parte dos perigos oriundos da tempestade de sangue e suportam seus horrores com mais facilidade. Por passarem muito tempo em contato com a tempestade e estudar seus habitantes, as habilidades combativas são excelentes contra essas criaturas. Em uma expedição, os exploradores são responsáveis por assegurar a proteção dos seus companheiros.
Dado de Vida: d10.

PRE-REQUISITOS

Para se tornar um explorador da tormenta, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios:
Tendência: Qualquer Caótica.
Perícias: Conhecimento (Tormenta) 5 graduações e Sobrevivência 5 graduações.
Talentos: Terreno Familiar (áreas de tormenta).
Especial: Insanidade suave e deve ter visitado uma área de tormenta.

PERÍCIAS DE CLASSE

Acrobacia (Des), Atletismo (For), Conhecimento (Tormenta) (Int), Cura (Sab), Furtividade (Des), Iniciativa (Des), Intimidar (Car), Percepção (Sab), Sobrevivência (Sab) e Tenacidade (Con).
Pontos de Perícia a Cada Nível: 4 + modificador de inteligência.

CARACTERÍSTICAS DA CLASSE

Proficiência com Armas e Armaduras: Um explorador da tormenta é proficiente no uso de todas as armas simples e marciais, armaduras leves, médias e escudos (exceto escudos de corpo).
Insanidade Controlada (Sob): Um explorador da tormenta está acostumado a presenciar os inúmeros horrores da tempestade de sangue.  Ele soma o seu nível nessa classe aos testes de resistência de vontade contra efeitos de medo e loucura.
Patrulheiro Rubro (Ext): O explorador acrescenta metade de seu nível nessa classe aos testes de sobrevivência para seguir trilhas em áreas de tormenta. Esse bônus é cumulativo com a qualidade rastrear do patrulheiro (PF:LB, p. 80).
Preservação Vital (Ext): Um explorador da tormenta sofre menos com os efeitos alienígenas e nocivos da tempestade de sangue, reduzindo os níveis negativos causados pelo enfraquecimento em 1 no 1° nível, e mais 1 a cada dois níveis nessa classe.
Resistência a Tormenta (Sob): Um explorador da tormenta sente-se em casa nos terrenos alienígenas da tempestade de sangue. No 1° Nível, ele recebe resistência a tormenta como talento adicional. Além disso, ele acrescenta metade de seu nível nessa classe (arredondado para baixo) como bônus nos testes de resistência contra efeitos nocivos provocados pela Tormenta e seus habitantes.
Inimigo de Aberrações (Ext): No 2° nível, devido ao seu contato frequente com os horrores da tempestade e treinamento constante nas técnicas para combatê-los, o explorador acrescenta metade de seu nível nessa classe (arredondado para baixo) como bônus nos testes de perícia: Blefar, Conhecimento, Percepção, Sentir Motivação. Da mesma forma, ele recebe esse bônus nas jogadas de ataque e dano, contra aberrações e criaturas do subtipo lefeu. Essa habilidade funciona como a qualidade inimigo predileto do patrulheiro (PF:LB, p. 81) e seus bônus são cumulativos.
Terreno Rubro (Ext):  No 2° nível, um explorador passa a conhecer muito bem as áreas de tormenta. O explorador acrescenta metade do seu nível nessa classe (arredondado para baixo) como bônus nos testes de iniciativa e nas perícias de conhecimento (geografia) e furtividade, quando está em áreas de tormenta. Essa habilidade funciona como a qualidade terreno predileto do patrulheiro (PF-LB, p. 81) e seu bônus são cumulativos.
Compartilhar Proteção (Ext): No 4° nível, o explorador da tormenta consegue usar suas habilidades para preservar não apenas a sua vida, mas também de seus companheiros, através de orientações e gestos. Todos os aliados a até 9m do explorador recebem metade da redução de enfraquecimento (arredondado para baixo) fornecido pela habilidade preservação vital do explorador.
Esquiva Sobrenatural (Ext): No 6° nível, devido a constante luta contra a morte, o explorador da tormenta ganha a habilidade de reagir ao perigo antes do que seus sentidos normalmente permitiriam. Ele não pode ser pego desprevenido, nem perde seu bônus de Destreza em sua CA caso o atacante esteja invisível. Ele ainda perde seu bônus de Destreza quando imobilizado. O explorador da tormenta com esta habilidade ainda perde seu bônus de Destreza a sua CA se uma finta for utilizada contra ele. Se o explorador da tormenta já possuir esquiva sobrenatural de outra classe, ele automaticamente ganha esquiva sobrenatural aprimorada.
Amortecer decisivo (Ext): Os exploradores da tormenta já presenciaram muitos de seus companheiros tombarem diante de um único golpe certeiro. No 8° nível, o explorador poderá converter um golpe mortífero que o decapitaria em um arranhão. Uma vez por dia, o explorador da tormenta poderá realizar um teste de resistência de reflexos (CD 20 + metade do ND do inimigo, arredondado para baixo) para converter um acerto crítico em um golpe regular. O explorador deve estar ciente do ataque, não pode estar surpreso e precisa declarar a utilização dessa habilidade antes da jogada de dano.
Pioneiro (Ext): No 10° nível, o explorador da tormenta atinge o ápice das suas habilidades contra a tempestade de sangue. Ele torna-se imune ao enfraquecimento causado pela tempestade. Além disso, ele recebe mais duas utilizações diárias de amortecer decisivo.

Nível
BBA
Fort
Ref
Von
Especial
+1
+1
+1
+0
Insanidade Controlada, Patrulheiro Rubro, Preservação Vital I, Resistência a Tormenta
+2
+1
+1
+1
Inimigo de Aberrações, Terreno Rubro
+3
+2
+2
+1
Preservação Vital II
+4
+2
+2
+1
Compartilhar Proteção
+5
+3
+3
+2
Preservação Vital III
+6
+3
+3
+2
Esquiva Sobrenatural
+7
+4
+4
+2
Preservação Vital IV
+8
+4
+4
+3
Amortecer Decisivo
+9
+5
+5
+3
Preservação Vital V
10°
+10
+5
+5
+3
Pioneiro

NOTAS DE CONVERSÃO
As regras acima usam as alterações no sistema de perícias que foram apresentadas na matéria: Simplificando as Perícias de Pathfinder.
A classe original do explorador da tormenta mostrado no suplemento área de tormenta (AdT, p. 120), possuía diversas habilidades interessantes para um personagem com um nicho especializado, mas ainda assim a maioria das habilidades fornecidas não ofereciam muita sobrevivência nos níveis iniciais, e além disso, caso o personagem enfrenta-se uma aventura fora de seu nicho a classe ficava completamente inútil.
Nessa conversão a maioria das habilidades originais da classe foram mantidas, o foco nas alterações de design é tornar o explorador da tormenta um personagem especializado, que tenha chances de sobreviver nos níveis iniciais, e que não fique completamente inútil caso opere fora de seu nicho, ou seja, fique fraco, mas não inútil.
A classe ficou propositalmente mais forte em comparação a algumas outras classes de prestígio, por se tratar de uma classe especializada. Por isso, a maior fraqueza do explorador da tormenta, assim como o guardião da realidade (apresentado na matéria anterior) é justamente enfrentar desafios fora de seu nicho, o que faz a classe perder mais da metade da eficiência dos poderes.

Arte Original: Maciej Kuciara

Nenhum comentário:

Postar um comentário