sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

CdP: Cavaleiro Libertador

ATUALIZAÇÃO 20/02/2018:
Adição da informação sobre os ex-integrantes da classe. Ajuste textual da matéria para se adequar ao novo padrão do site.
"As virtudes dos cavaleiros são melhor aprendidas no campo de batalha."
—Lady Suzail, a dama de ferro.

Saudações leitores, peço desculpas pelo atraso na entrega dessa matéria, recentemente fui submetido a um procedimento cirúrgico que deixou esse humilde narrador derrubado por alguns dias. Mas indo direto ao assunto sem enrolação, dando continuidade a linha de matérias de conversão das classes de prestigio de tormenta, chegou a vez do cavaleiro libertador, uma das minhas classes favoritas. Espero que gostem .

HISTÓRIA E PERSONALIDADE

Muito antes de existir qualquer ordem de cavaleiros, o termo cavaleiro libertador era reservado para os heróis dos contos e lendas, que detinham de uma determinação inabalável, senso de justiça e enfrentavam seus inimigos sem hesitar ou questionar. Esses heróis encarnavam tudo que representava o espirito aventureiro, buscando cumprir propósitos altruístas e acima de tudo as suas ambições, quanto mais poderoso o inimigo, mais confiança em vencê-lo.
Após os eventos que culminaram na libertação de Valkaria, o poder e influência da deusa não estão mais restritos às fronteiras de Deheon. Seus servos agora podem viajar através de todos os reinos levando o seu espirito aventureiro ao lado de sua deusa.
Formada após a libertação de Valkaria. Com base em Deheon – abaixo da estátua da deusa. A Ordem dos Libertadores é composta por inúmeros clérigos, paladinos e outros devotos, empenhados em trazer sua amada deusa de volta ao coração da humanidade. Para eles, nenhum monstro ou vilão é perigoso demais.
O cavaleiro libertador raramente age acompanhado por outros membros da ordem: para melhor desempenhar sua função como herói inspirador, ele prefere participar de grupos mistos, compostos pelos mais diferentes tipos de aventureiros. Quase todos os cavaleiros da ordem são clérigos, paladinos e guerreiros humanos, mas membros de praticamente qualquer classe ou raça pode adotar essa carreira – basta a disposição para viver aventuras e levar seus companheiros a fazer o mesmo!
Pode-se servir à ordem mesmo sem pertencer a esta classe de prestígio – de fato, a maioria dos comandantes são clérigos e paladinos comuns de Valkaria. O nível de um personagem nesta classe não tem ligação com a hierarquia de comando, sendo possível que um soldado ou sargento tenha mais níveis como cavaleiro libertador do que um oficial graduado. Isso se deve não apenas a sua formação relativamente recente, mas também ao fato de que – como uma organização – a Ordem dos Libertadores não possui uma estrutura tão rígida e formal quando comparada a instituições mais antigas e tradicionais, como a Ordem da Luz.
Função: Os cavaleiros libertadores servem como líderes para seus aliados dentro da batalha. São a linha de frente de qualquer grupo, encarando os desafios sem hesitar. Suas habilidades marciais e a capacidade de inspirar a bravura no coração de seus aliados a continuarem lutando, os torna ótimos no suporte e na defesa de seus aliados.
Dado de Vida: d10.

PRE-REQUISITOS

Para se tornar um cavaleiro libertador, o personagem deve preencher todos os seguintes critérios:
Bônus Base de Ataque: +5.
Tendência: Qualquer Boa.
Perícias: Apresentação (Oratória) 4 graduações, Cavalgar 4 graduações e Conhecimento (Religião) 2 graduações.
Talentos: Combate Montado.
Especial: Deve ingressar na Ordem dos Libertadores de Valkaria.

PERÍCIAS DE CLASSE

Atletismo (For), Cavalgar (Des), Conhecimento (Estratégia), Conhecimento (Religião) (Int), Diplomacia (Car), Iniciativa (Des), Intimidar (Car) e Tenacidade (Con).
Pontos de Perícia a Cada Nível: 2 + modificador de inteligência.

CARACTERÍSTICAS DA CLASSE

Proficiência com Armas e Armaduras: Um cavaleiro libertador é proficiente no uso de todas as armas simples e marciais, armaduras leves, armaduras médias e escudos.
Aliado de Valkaria: A partir do 1° nível, um cavaleiro libertador é considerado um devoto de Valkaria para propósitos de pré-requisitos de poderes concedidos (esses talentos revisados e alguns novos serão apresentados em uma matéria futura). Caso o personagem já possua níveis de clérigo ou paladino de Valkaria, ao invés disso, todas as magias divinas conjuradas pelo personagem tem o custo reduzido em 1 PM (Mínimo de 1).
Autoconfiança (Ext): Um cavaleiro libertador adiciona um ponto de bônus de carisma (se houver) por nível nessa classe de prestígio, como bônus de esquiva para modificar a Classe de Armadura. Se um cavaleiro está desprevenido ou tem seu bônus de Destreza negado de alguma outra forma, ele também perde esse bônus.
Destemido (Ext): Um cavaleiro é imune ao medo. Além disso, sempre que for alvo de um efeito de medo, recebe um bônus de +2 em suas jogadas de ataque e dano. Este efeito dura por um número de rodadas igual a 1 + seu modificador de Carisma.
Dádiva de Valkaria (Ext): No 2° nível e a cada 3 níveis subsequentes, um cavaleiro libertador recebe um talento de combate ou poder concedido de Valkaria. Ele ainda deve cumprir quaisquer pré-requisitos.
Ação Heroica (Ext): A partir do 3° nível, uma vez por dia, o cavaleiro libertador pode realizar uma ação de movimento ou ação padrão extra durante sua rodada, que pode ser feita antes ou depois de suas ações normais. A cada 3 níveis, o cavaleiro libertador recebe uma utilização adicional. Essa habilidade não pode ser usada mais de uma vez em uma mesma rodada.
Inspirar Bravura (Ext): A partir do 4° nível, um cavaleiro libertador pode realizar um teste de Apresentação (oratória) para levantar a sua moral e de seus aliados (CD 15). Se bem-sucedido, todos os aliados em um raio de 18 m que puderem ouvi-lo receberão +1 de bônus nas jogadas de ataque e 5 Pontos de Vida temporários. Para cada 5 pontos pelo qual o resultado do teste de Apresentação (oratória) exceda a CD, aumente o bônus de moral em +1 e os PV temporários em +5 (por exemplo, um resultado 26 neste teste resultará em +3 de bônus de moral nas jogadas de ataque e 15 Pontos de Vida temporários). Este efeito dura por um número de rodadas igual a 1 + seu modificador de Carisma. Usar esta habilidade requer uma ação de rodada completa. No 8° nível, O cavaleiro libertador recebe uma utilização adicional dessa habilidade.
Habilidade de Herói (Ext): No 5° nível, o cavaleiro libertador somará +2 pontos em um de seus atributos a sua escolha. No 10° nível, ele +2 de bônus adicional para acrescentar em um de seus atributos.

Nível
BBA
Fort
Ref
Von
Especial
+1
+1
+0
+0
Autoconfiança, Destemido, Aliado de Valkaria
+2
+1
+1
+1
Dádiva de Valkaria
+3
+2
+1
+1
Ação Heroica 1/dia
+4
+2
+1
+1
Inspirar Bravura 1/dia
+5
+3
+2
+2
Dádiva de Valkaria, Habilidade de Herói (1°)
+6
+3
+2
+2
Ação Heroica 2/dia
+7
+4
+2
+2
Inspirar Bravura 2/dia
+8
+4
+3
+3
Dádiva de Valkaria
+9
+5
+3
+3
Ação Heroica 3/dia
10°
+10
+5
+3
+3
Habilidade de Herói (2°), Inspirar Bravura 3/dia

EX-CAVALEIROS LIBERTADORES

Um cavaleiro libertador que abandone a tendência boa ou que cometa voluntariamente um ato maléfico, não pode adquirir novos níveis nessa classe. Ele perde ele perde as habilidades ação heroica e dádiva de valkaria, mas mantém as demais.
Um cavaleiro libertador somente recupera suas habilidades perdidas e o avanço potencial se retornar a tendência boa e cumprir uma penitência (PF: LB, p. 333) adequada.
NOTAS DE CONVERSÃO
As regras acima usam as alterações no sistema de perícias que foi apresentado na matéria: Simplificando as Perícias de Pathfinder. Além disso, ela também usa as alterações no sistema de magia apresentadas em outra matéria: Sistema de Pontos de Magia.
O cavaleiro libertador inicialmente apareceu na aventura A Libertação de Valkaria (Td20: ALDV, p. 125), como uma das consequências do final desse evento. Depois foi revisada no suplemento O Panteão (Td20: OPT, p. 56).
Nessa conversão a maioria das habilidades originais da classe foram mantidas, o foco do design foi nivelar os elementos da classe, acrescentar componentes interessantes de ambas as versões e tornar a classe o mais versátil possível.
Arte Original: Jason Chan

Nenhum comentário:

Postar um comentário