domingo, 10 de dezembro de 2017

Kobolds para Pathfinder RPG

"Por que sempre esses malditos kobolds?!?"
Katabrok, o Bárbaro.

Saudações leitores, hoje estou introduzindo um novo formato de texto para todas as matérias desse tipo, que tornam a descrição das raças bem mais completa, com o tempo, atualizarei as postagens antigas para esse novo formato.
Os kobolds são um dos antagonistas mais velhos de D&D, presentes desde o AD&D (AD&D1E: Monster Manual, p. 57), eles foram convertidos para edição 3.5 no livro dos monstros (D&D3.5: LDRIII, p. 167), também apareceram no suplemento Races of Dragon (D&D:ROD, p. 39) que além de mostrar as regras adicionais, colocava mais descrições para essa raça. Eles foram convertidos para Pathfinder no bestiário (PF:BT, p. 185).
Em tormenta d20 os kobolds foram descritos no Guia do Mestre 3.5 (TD20:GDM3.5, p. 104), que os colocava entre as raças mais detestadas de arton.
A versão dos Kobolds que apresento abaixo é bem diferente de todas as outras versões dessa raça, essa versão transforma os kobolds artonianos em uma raça mais astuta e esguia. E consequentemente mais forte que seus parentes de outros mundos. Espero que gostem.

HISTÓRIA

Kobolds são humanoides reptilianos que são encontrados mais frequentemente em enormes tocas subterrâneas, e gastam a maior parte de suas vidas na mineração. Eles são covardes e curiosos, que vivem com medo de raças grandes e raramente se aventuram fora de seus túneis. No entanto, embora não sejam poderosos individualmente, eles são bastante astutos e se reúnem em grande número que pode representar um perigo.
Por serem maliciosos, hostis, selvagens e traiçoeiros, os kobolds estão entre as criaturas mais detestadas de Arton, e não contam com qualquer defensor entre as raças inteligentes.
Eles são inimigos naturais dos centauros, pois conseguem escalar árvores e se esconder em lugares que os centauros não alcançam devido ao seu tamanho ou medo de altura. É comum tribos de centauros contratarem aventureiros para dar cabo deles.
Devido as suas similaridades físicas, os kobolds se auto declaram descendentes de dragões (apesar dos últimos considerarem tais afirmações uma piada ou mesmo heresia), destinados a governar a terra debaixo das asas de seus grandes primos deuses. Muitos estudiosos discutem e discordam a respeito disso, mas é verdade que em casos raros nasce um kobold com grandes poderes arcanos. Ninguém é capaz de explicar esse fenômeno.
Ainda assim, parece existir alguma ligação entre os dragões e kobolds, sendo comum que dragões muito jovens, utilizem kobolds como lacaios.
No passado kobolds costumavam venerar Megalokk, deus dos monstros, mas recentemente várias tribos kobolds tem se convertido a Kallyadranoch, deus dos dragões.

PERSONALIDADE

Os kobolds são ressentidos com sua baixa estatura e odeiam os membros das outras raças que tiram vantagem deles por isso. A maioria sente como se devesse compensar o seu tamanho pequeno de outras maneiras, como humor ou agressão.
Naturalmente eles tenderão a odiar as criaturas maiores, eles sempre estarão procurando maneiras de mostrar seu ressentimento.
Dada sua incapacidade de esquecer um insulto e perdoá-lo, um kobold que se sinta insultado terá ódio por toda a sua vida (ainda que possivelmente seja curta), e fará seus descendentes e irmãos não se esquecerem da ofensa. Gerações de kobolds podem odiar uma mesma pessoa ou povo praticamente para sempre e é por isso que eles não gostam de ninguém.

SOCIEDADE

Kobolds possuem uma sociedade bem definida onde cada Kobold tem a sua parcela de importância. A sociedade kobold se assemelha às colônias de formigas, onde organização e o comprometimento com sua posição ou cargo, são essenciais para manter tudo funcionando e ao mesmo tempo.
Kobolds se organizam em tribos que normalmente são superlotadas, quando essa superlotação se torna intolerável, um grupo de kobolds mais jovens migram (ou são expulsos) para formar outra tribo. As tribos são geralmente lideradas por um clérigo (xamã) de Megalokk ou Kallyadranoch (tempos recentes). A maioria das tribos vive da caça, coleta e saques a caravanas de mercadores, embora tribos mais avançadas também criem alguns animais.
Kobolds sabem produzir objetos e armas rudimentares (como lanças, fundas e zarabatanas) e possuem linguagem própria (mas poucos falam o Valkar). Tribos lideradas por criaturas mais poderosas e inteligentes (como jovens dragões) podem apresentar organização e atividades mais sofisticadas, como mineração e forja de metais.

DETALHES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

DESCRIÇÃO FÍSICA

Kobolds são pequenos humanoides reptilianos e bípedes, como um dragão humanoide em miniatura.
A estrutura corporal de um kobold é similar à de um humano em números e posições dos membros inferiores e superiores. A exceção é que eles possuem caudas, que balanceiam seu peso inclinado para frente. Suas caudas possuem em média um comprimento equivalente a sessenta por cento da altura do corpo, e é um membro que os kobolds não possuem muito controle consciente.
Suas espinhas dorsais são naturalmente inclinadas para frente, tornando-os curvados, eles também raramente ficam eretos, fazê-lo, é extremamente incômodo.
Seus conjuntos vocais não foram feitos para falar a língua humana, razão pela qual eles não conseguem produzir certos sons e acabam parecendo falar arranhado e de maneira inculta.
Possuem focinhos e uma arcada dentária de vinte e oito dentes, que com o tempo alguns acabam quebrando e caindo, mas outros nascem no lugar. Não desenvolvem muitos músculos, mas sua constituição física nervosa é altamente complexa, permitindo que eles sobrevivam e se recuperem de danos que seriam brutais a um humano, como fraturas na espinha dorsal.
As colorações das suas escamas variam em cores, e a maioria tem cores que combinam a tonalidade de uma das variedades de dragões cromáticos, sendo as escamas vermelhas predominantes. Alguns kobolds, no entanto, têm cores mais exóticas, como laranja ou amarelo, que em algumas tribos levanta ou baixa o status de um indivíduo aos olhos de seus companheiros. Eles também geralmente possuem “bigodes” no focinho.

IDADE

Kobolds possuem uma longevidade bem menor que a dos humanos.
Idade Adulta
Meia Idade
Idoso
Venerável
Idade Máxima
10 anos
20 anos
30 anos
40 anos
40 + 2d10 anos

ALTURA E PESO

Os valores abaixo representam a média de altura e peso dos kobolds artonianos.
Gênero
Altura Mínima
Altura Máxima
Peso Mínimo
Peso Máximo
Macho
70 cm
90 cm
10 kg
15 kg
Fêmea
60 cm
80 cm
8 kg
13 kg

NOMES

Os nomes de kobold tendem a seguir algumas regras. Essas regras são simultaneamente flexíveis na medida em que podem se substituir, e rígidas na medida em que não é conhecido um nome de kobold fora dessas regras, a menos que seja criado longe da tribo ou em honra de um grande herói (ou basicamente um aventureiro que tenha mostrado sua misericórdia aos pais e não os mataram). 
A primeira regra é que os nomes de kobold e que usam palavras draconianas, nomes de dragões ou usar consoantes e sibilantes difíceis. Os nomes tendem a ser simples, mesmo que sejam longos, cada nome ou sílaba na sequência é simples, tendo no máximo duas sílabas, e raramente atingindo três. Kobolds não tem o último ou o nome de família.
Masculinos
Arvarax, Barak, Draahzkin, Kib, Krig, Olph, Tabo, Zurk
Femininos
Adriaak, Dracha, Kyara, Narbe, Neeral, Sashra, Tulan, Zhoe

TRAÇOS RACIAIS DOS KOBOLDS ARTONIANOS

-4 de Força, +4 de Destreza, -2 de Constituição e +2 de Inteligência. Os Kobolds são rápidos e astutos, porém são baixos e fracos.
Tipo: Humanoide (Reptiliano).
Tamanho Pequeno: Os kobolds recebem um bônus de +1 na CA, Jogadas de ataque pelo seu tamanho, -1 de penalidade no BMC e na DMC, e recebem um bônus de +4 em testes de Furtividade.
Deslocamento Rápido: Os kobolds são bem rápidos para o seu tamanho, possuindo o deslocamento base de 9 metros.
Visão no Escuro: Os kobolds conseguem enxergar até 18 metros no escuro. (PF:LB, p. 172).
Armadura Natural: Kobolds possuem um couro coberto de escamas rígidas que oferece +1 de armadura natural.
Sentidos Aguçados: Kobolds recebem um bônus racial de +2 nos testes de Percepção.
Traiçoeiros: Kobolds recebem um bônus racial de +2 nos testes de Ofícios (armadilhas).
Sensibilidade à Luz: Kobolds ficam ofuscados em áreas de luz do sol plena ou dentro do raio de uma magia luz do dia.
Idiomas Básicos: Dracônico. Idiomas Adicionais: Valkar, Anão, Subterrâneo, Goblin, Orc e Gnoll.

Bastidores
Aqui encontram-se os cálculos raciais utilizados para desenvolver essa raça, todos eles seguem as regras do Advanced Race Guide.
Type: Humanoid (Reptillian) (0 RP)
Size: Small (0 RP)
Base Speed (0 RP) = [Normal Speed]
Language: Xenophobic (0 RP)
Ability Score: Greater Wakness (-3 RP):  = [-4 Str, +2 Dex, -2 Con]
TRAITS
Advanced Dexterity (4 RP): [+2 Dex]
Advanced Intelligence (4 RP): [+2 Int]
Light Sensitivity (-1 RP)
Darkvision (2 RP): 60 feet.
Natural Armor (2 RP): [+1]
Skill Bonus [Perception] (2 RP)
Skill Bonus Craft [Trapmaking]) (2RP)
TOTAL:  12 RP. [Ajuste: +0]

KOBOLDS ARCANOS

No passado os kobolds cutuavam Megalokk, deus dos monstros, mas recentemente várias tribos kobolds tem se convertido a Kallyadranoch, deus dos dragões, que segundo alguns devotos, seria criador da raça (que teria nascido do sangue do deus, ou de um escarro, dependendo da versão).
Independentemente da versão contada, é verdade que em casos raríssimos um ovo dentre milhares, detêm de poderes arcanos. 
Os kobolds que vem desses ovos possuem o sangue mais próximo dos dragões. O que reforça ainda mais a teoria de que os kobolds são de fato descendentes de dragões.
Quando um kobold arcano nasce, ele é instantaneamente separado dos demais e criado para ser um dos líderes, espirituais ou políticos, do seu grupo.

TRAÇOS RACIAIS DOS KOBOLDS ARTONIANOS

Um Kobold arcano possui as mesmas características de um Kobold normal com as seguintes alterações
• -4 de Força, +4 de Destreza, -2 de Constituição, +2 de Inteligência e +2 de Carisma. Os Kobolds arcanos são rápidos, astutos e mais manipulativos que seus irmãos, porém ainda são baixos e fracos.
Potência Dracônica: Devido à potência do seu sangue dracônico, magias com os descritores ácido, eletricidade, fogo ou frio conjuradas por um kobold recebem um bônus de +1 em cada dado de dano.

Bastidores
Aqui encontram-se os cálculos raciais utilizados para desenvolver essa raça, todos eles seguem as regras do Advanced Race Guide.
Type: Humanoid (Reptillian) (0 RP)
Size: Small (0 RP)
Base Speed (0 RP) = [Normal Speed]
Language: Xenophobic (0 RP)
Ability Score: Greater Wakness (-3 RP):  = [-4 Str, +2 Dex, -2 Con]
TRAITS
Advanced Dexterity (4 RP): [+2 Dex]
Advanced Intelligence (4 RP): [+2 Int]
Advanced Charisma (4 RP): [+2 Char]
Light Sensitivity (-1 RP)
Darkvision (2 RP): 60 feet.
Natural Armor (2 RP): [+1]
Dragon Power [Especial] (2 RP)
Skill Bonus [Perception] (2 RP)
Skill Bonus Craft [Trapmaking]) (2RP)
TOTAL:  18 RP. [Ajuste: +0]

Arte Original: Jon Neimeister

Nenhum comentário:

Postar um comentário