domingo, 11 de fevereiro de 2018

Doppelgängers para Pathfinder RPG

“É preciso ter cuidado, se permanecer durante muito tempo no formato do inimigo, acabará se tornando ele".
Vax, o traiçoeiro.

Saudações leitores.
Hoje trago mais uma adaptação de monstro como uma raça jogável, esse que é um dos antagonistas mais antigos da fantasia, os doppelgängers.
O doppelgänger é uma criatura estranha que tem a capacidade de se transformar em uma cópia idêntica de sua vítima. Ele seria capaz de copiar a vítima em tudo, até mesmo seu psicológico, e quanto mais tempo se passar na forma clonada da vítima, mais parecido com o original se tornará.
O nome doppelgänger se originou da fusão das palavras alemãs: doppel (significa "duplo", "réplica" ou "duplicata") e gänger ("andante", "ambulante" ou "aquele que vaga").
No universo rpgístico eles fizeram sua primeira aparição no primeiro suplemento de D&D, supplement I: greyhawk (D&DSI: GRW, p. 37), desde então eles apareceram em inúmeras edições, foram convertidos para 3.5 no livro dos monstros (D&D3.5: LDRIII, p. 75), receberam mais descrições no suplemento races of destiny (D&D3.5: RODT, p. 93), em tormenta sofreram uma alteração em sua nomenclatura no guia do mestre 3.5 (TD20: GDM3.5, p. 100) e foram convertidos para Tormenta RPG no Bestiário (TRPG: BT, p. 48), em Pathfinder finalmente apareceram no bestiário (PF: BT, p. 96).
O processo de adaptação demorou um pouco devido a falta de tempo que acarreta esse humilde narrador, mas em geral, gostei do resultado.
Espero que apreciem a matéria.

HISTÓRIA

Os doppelgängers – também conhecidos como “duplos” – são os mestres supremos do disfarce. Eles são seres estranhos, capazes de assumir a forma daqueles que encontram.
Pouco se sabe a respeito da origem dessas criaturas, mas acredita-se que o deus da trapaça os teria criado, assim que assumiu o posto de divindade maior no panteão.
Os duplos conseguem alterar a própria aparência para quase qualquer pessoa, seja do humano ao anão, elfo ao minotauro, halfling e além.
Eles também possuem a capacidade de olhar dentro das mentes, concentrando-se em um indivíduo e lendo seus pensamentos superficiais. Eles usam isso para aprender o máximo possível de alguém antes de assumir sua identidade. 
Essas habilidades psíquicas, em combinação a sua capacidade de se transformar em outra pessoa, torna-os incomparáveis em personificar os outros, eles podem ser seu familiar, amigo, vizinho ou até um nobre, nada parece ser o bastante para eles.
Os duplos sempre estão em busca de uma identidade melhor, jamais ficando satisfeitos. É comum que adotem uma nova forma (livrando-se do original, normalmente matando-o) e ocupem seu lugar por um tempo, enganando amigos e familiares. Entretanto, em questão de meses ficam inquietos e começam a procurar uma nova identidade.

PERSONALIDADE

Muitos doppelgängers vivem uma vida roubada. Quando eles encontram um indivíduo com a aparência e status que desejam, eles usam seus poderes mentais para estudar tudo o que podem sobre o alvo. Assim que aprendem tudo que precisam, eles furtivamente eliminam o alvo e assumem sua forma, tomando seu lugar. Eles apreciam a complexidade da dança política e a maioria prefere uma vida de constante mudança, de raça, gênero e luxuria.
Os doppelgängers trocam de identidade tantas vezes, que começam a ver outras pessoas com desdém, como se fossem coadjuvantes em sua vida.
Eles costumam andar sozinhos, mas não é incomum formar pequenos grupos. Ao trabalhar em conjunto, eles desempenham papéis específicos em parcelas cuidadosamente trabalhadas para separar as pessoas de suas riquezas e objetos de valor. Apesar disso, a maioria dos duplos é neutra e não mau, agindo por interesse próprio, ao invés de qualquer desejo de prejudicar as vítimas que encontra. Os duplos que se inclinam para maldade tendem a assassinar alvos ricos e assumir seus estilos de vida pródigos, vivendo na luxuria e potencialmente usando sua influencia para extorquir os fracos na obtenção de lucros.

SOCIEDADE

Doppelgängers não possuem uma civilização ou cultura própria, por isso, incorporam a cultura das sociedades que se misturam. Ao invés de criar suas próprias realizações, os duplos reivindicam feitos das outras sociedades como suas. Esse estilo de vida nômade leva os duplos a tornarem-se criaturas extremamente adaptáveis. 
Eles não se transformam simplesmente em uma nova pessoa, eles podem até mesmo criar uma nova identidade. A maioria deles terá um verdadeiro arsenal de identidades e assim que uma estiver comprometida, eles podem desaparecer e mudar para uma nova. As pessoas que eles criam são incrivelmente realistas e têm seus próprios traços de personalidades, origens e rede de amigos.

TERRAS DOS DOPPELGÄNGERS

Doppelgängers não possuem reinos ou cidades próprias, mas são particularmente encontrados vivendo entre humanos, elfos, minotauros ou outras raças, misturando-se entre eles e vivendo a sua sombra.
A maioria vive em grandes cidades, onde formam a espinha dorsal do submundo criminoso, embora muitos encontrem um trabalho mais respeitoso, como agentes do governo e até aventureiros. Mesmo em grandes cidades, eles não se agrupam em grupos extremamente grandes.

DETALHES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

DESCRIÇÃO FÍSICA

Na sua verdadeira forma, os doppelgängers possuem uma aparência humanoide alta e esguia, com corpos frágeis dotados de membros e dedos alongados. Sua pele varia em tons pálidos de cinza e é totalmente desprovida de pelos. Não possuindo nenhuma característica obvia de gênero. Suas faces não possuem nenhuma forma de expressão definida, com olhos esbugalhados brancos e pálidos, de forma semelhante à de um polvo.
Não se sabe como os duplos se reproduzem, mas existe certa distinção de gênero entre eles, apensar de não existir nenhum órgão reprodutor aparente em sua forma verdadeira, a estrutura corporal é levemente diferente entre os gêneros, as fêmeas aparentam ter a coloração um pouco mais clara que a dos machos e o físico mais delgado.

IDADE

Doppelgängers possuem longevidade semelhante aos humanos.
Idade Adulta
Meia Idade
Idoso
Venerável
Idade Máxima
15 anos
35 anos
50 anos
70 anos
70 + 2d20 anos

ALTURA E PESO

Os valores abaixo representam a média de altura e peso dos doppelgängers artonianos em sua forma verdadeira
Gênero
Altura Mínima
Altura Máxima
Peso Mínimo
Peso Máximo
Macho
1,65 cm
1,75 cm
55 kg
65 kg
Fêmea
1,55 cm
1,60 cm
50 kg
60 kg

NOMES

Doppelgängers geralmente assumem o nome da pessoa que estão representando, ou pelo menos, um que se ajuste a essa raça. No entanto, a maioria dos doppelgängers possui um nome pessoal mantido em segredo. Em geral esses nomes são curtos, com uma ou duas sílabas.
Masculinos
Jin, Karros, Nin, Oz, Vax, Yang, Yog.
Femininos
Alis, Aelis, Fey, Fritz, Riz, Tariel,

TRAÇOS RACIAIS DOS DOPPELGÄNGER

+2 de Inteligência, +2 de Sabedoria, +2 de Carisma e -2 de Constituição. Os Doppelgängers são criaturas espertas, intuitivas e influenciadoras, porém são fisicamente frágeis.
Tamanho Médio: Doppelgängers são criaturas de tamanho médio e não recebem bônus nem penalidades devido ao seu tamanho.
Deslocamento Normal: Doppelgängers têm um deslocamento básico de 9 metros.
Visão no Escuro: Doppelgänger conseguem enxergar até 18 metros no escuro (PF: LB, p. 172).
Imunidade Morfolóide: Doppelgängers são imunes a efeitos mágicos de sono e recebem um bônus racial de +2 nos testes de resistência contra magias e efeitos de encantamento.
Armadura Natural: Duplos possuem um couro rígido que oferece +3 de armadura natural.
Armas Naturais: Garras (1d4 mais modificador de força, Crítico: x2, tipo de dano: perfuração, arma natural primária ou secundária se a criatura estiver usando armas manufaturadas) (PF: BT, p. 298).
Detectar Pensamentos (SM): Um Doppelgänger pode detectar pensamentos à vontade, com efeitos idênticos a magia de mesmo nome (PF: LB, p. 282). É possível ativar ou desativar essa habilidade como uma ação imediata. O nível de conjurador é equivalente ao nível de personagem e a dificuldade para resistência é baseada no carisma.
Mudar de Forma (Sob): Um Doppelgänger é capaz de assumir a forma de qualquer humanoide pequeno ou médio. A mudança não pode ser dissipada, mas o Doppelgänger reverte à forma natural quando morre. A magia visão da verdade ou uma habilidade similar revelam sua forma original. Essa habilidade funciona de forma idêntica a magia alterar-se (PF: LB, p. 242), mas não altera seus atributos.
Mentiroso Nato: Doppelgängers recebem um bônus racial de +4 nos testes de enganar para convencer um oponente de que eles estão dizendo a verdade.
 • Idiomas Básicos: Doppelgängers começam o jogo falando o idioma Valkar. Um Doppelgänger com um valor alto de inteligência pode escolher qualquer idioma como um idioma adicional (exceto idiomas secretos como o druídico).
Ajuste de Nível: +1.

CÁLCULOS RACIAIS
Aqui se encontram os cálculos raciais utilizados para desenvolver essa raça, todos eles seguem as regras do Advanced Race Guide cuja referência pode ser encontrada aqui.
• Type: Monstrous Humanoid (3 RP)
• Size: Medium (0 RP)
• Base Speed Normal (0 RP)
• Language: Linguist (0RP)
• Ability Score: Advanced Mental (5 RP): [+2 Int, +2 Wis, +2 Char and -2 Con]
TYPE TRAITS
• Darkvision: [60 feet]
TRAITS
DEFENSE RACIAL TRAITS
Natural Armor (2 RP) [+1]
Improved Natural Armor x1 (1 RP) [+2]
Immunities (2 RP): [Members of this race are immune to magic sleep effects and gain a +2 racial bonus on saving throws made against enchantment spells and effects]
OFENSE RACIAL TRAITS
Natural Attack Claws (2 RP): [1d4, x2]
MAGICAL RACIAL TRAITS
Change Shape, Greater (6 RP)
STANDARD RACIAL TRAITS
Beguiling Liar (2 RP)
Spell-Like Ability, At-Will (4 RP): [Detect Thoughts]
TOTAL: 27 RP. [Ajuste: +1]

Arte Original: Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário